07/02/2017

Dia Mundial do Câncer

Saiba identificar os sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil e ajude a salvar vidas

É difícil e doloroso expressar o sofrimento que o câncer traz na vida de uma pessoa. Por isso, para sensibilizar a população sobre a doença foi criado, em 4 de fevereiro de 2005, o Dia Mundial do Câncer.

Para reforçar o cuidado, além da atuação de excelentes profissionais e dos procedimentos médicos adequados, os pacientes precisam de muito amor.

O tema preocupa: de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença mata 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo e é a principal causa de morte por enfermidades em crianças e adolescentes.

Por isso, neste ano, a campanha do Instituto vai alertar a população sobre o câncer infanto-juvenil, para que as pessoas fiquem alerta sobre os sinais e sintomas. Tudo isso porque um diagnóstico feito com antecedência pode ser a diferença no tratamento.

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, os profissionais das técnicas radiológicas são peças fundamentais na luta contra o câncer.

“Nossas técnicas guiam os olhos dos médicos. Os radioterapeutas, por exemplo, quebram o núcleo da célula cancerígena por meio das radiações ionizantes. É impossível dissociar nossos profissionais dessa luta contra o câncer. Queremos crescer e melhorar diariamente em prol da saúde das pessoas”, defende a diretora, que trabalhou por mais de 20 anos na área da Radioterapia.

Ainda em 2016, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Fundação do Câncer e o CONTER certificaram especialistas em Radioterapia. Agora, esses profissionais serão reconhecidos pelo CONTER e estarão prontos para atender a população de 63 municípios, em 23 estados, que fazem parte do Programa de Expansão da Radioterapia no SUS.

Fique de olho nos sinais e sintomas das crianças

Os cânceres infanto-juvenis crescem mais rapidamente do que os dos adultos e tornam-se invasivos, porém, respondem melhor ao tratamento. Por isso, toda a atenção pode fazer a diferença. Veja a tabela a seguir e, caso note algum problema, procure ajuda profissional.

Fonte: CONTER



Voltar
Página inicial Horários Contato
Institucional Links Trabalhe Conosco
Convênios Notícias Ouvidoria
Hotelaria Webmail Agendamento de Exames
Exames Online Corpo Clínico Portal do Colaborador
Autenticidade Recibos de Pagamentos

Getsystem Soluções Web Todos os direitos reservados © 2015